
O Colégio Estadual Professor Carlos Valadares foi construído entre 1966 e 1967. A inauguração do prédio ocorreu em 06.04.1967 com o nome de Grupo Escolar Professor Carlos Valadares. A partir de 1986, a mesma passou a se chamar Escola Estadual de 1º Grau Professor Carlos Valadares, sendo mais tarde alterada para Colégio Estadual Professor Carlos Valadares com a chegada do Curso Técnico em Contabilidade. Atualmente o Colégio atua nos segmentos de ensino fundamental, ensino médio regular, ensino médio técnico e ensino técnico subsequente.
O corpo docente é de qualidade, constituído de professores experientes, com formação acadêmica de especialização, mestrado e doutorado, o que contribui para manter uma prática voltada para a interação entre teoria e prática, buscando a inovação, o respeito, a autonomia e a relação de pertencimento, aspectos necessários para a formação ampla e para exercitar na prática os conhecimentos estudantis.
Com apoios e parcerias, o Colégio Valadares realiza vários projetos: Museu virtual da gente barbarense e o Requeijão Filosófico, com ajuda do voluntário Jocélio Costa Lima; projeto Horta Escolar e Horta em Casa, promovido pela professora Maria José Macedo, entre outros. Além disso, o Colégio Valadares participa de vários eventos: o Projeto Mais Estudo – que consiste em uma monitoria composta de alunos com melhores notas e disponibilidade para ajudar seus colegas que apresentem dificuldade de aprendizagem -, a Feira de Ciências, Empreendedorismo e Inovação da Bahia (FECIBA), o Encontro Internacional de educação Virtual Educa, o Projeto Mais Educação, etc. Como consequência disso, o Colégio recebeu vários prêmios, incluindo um prêmio devido à participação na FECIBA no ano de 2018.
Educação de qualidade é fundamental. Educação que se encontra com a potência da cultura é TRANSFORMAÇÃO. E como somos seres desejantes, queremos sempre o melhor para todos, vamos em frente, sempre.