Estrutura Pedagógica

CONCEPÇÕES PEDAGÓGICAS

FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA:
Promover, ao/a aluno/a, acesso ao conhecimento sistematizado e, a partir deste, a produção de novos conhecimentos. Preocupar-se com a formação de um/a cidadão/ã consciente e participativo/a na sociedade em que está inserido/a.

VALORES
Respeito: Respeitamos reciprocamente todos os segmentos que compõem o corpo pedagógico/administrativo/discente da instituição escolar numa visão global.

Compreensão: Buscamos compreender as diferenças e limitações de cada indivíduo de maneira crítica e reflexiva, proporcionando a solidariedade entre todos.

Responsabilidade: Orgulhamo-nos por sermos responsáveis em nossa prática pedagógica e social de maneira socializadora com os demais segmentos que a compõe.

União: Valorizamos o espírito coletivo de todos os segmentos, com o propósito de alcançar os objetivos institucionais e os demais valores que nos tornam sujeitos parceiros na conquista da cidadania.

VISÃO DE FUTURO
Nossa escola será reconhecida pelo respeito, união, compreensão e responsabilidade que norteiam a nossa prática pedagógica, promovendo o exercício contínuo da cidadania.

MISSÃO
Nossa missão é assegurar o desenvolvimento crítico/reflexivo de nossos alunos, bem como garantir um ensino de qualidade que promova a união, o respeito, a responsabilidade e a compreensão, valores de suma importância para o exercício da cidadania.

OBJETIVOS ESTRATÉGICOS
Elevar a qualidade do ensino – aprendizagem.

Melhorar os resultados da aprendizagem escolar.

Possibilitar o acesso ao conhecimento elaborado pela humanidade, de maneira crítica e transformadora, respeitando os conhecimentos prévios dos alunos, suas vivências, interagindo com o conhecimento científico, reconstruindo o mesmo.

Oferecer condições ao docente para que assuma uma postura transformadora na sua prática, direcionando o processo de ensino-aprendizagem de forma interacionista, interdisciplinar e dialética.

Proporcionar um trabalho com os valores éticos de respeito, união, compreensão e responsabilidade para melhor relacionamento entre os agentes educacionais.

Promover de forma rápida e abrangente o encontro da escola com a comunidade, formando parcerias para a concretização efetiva deste projeto.

Aprimorar os aspectos infra-estruturais do espaço escolar.