Requeijão Filosófico e Agroindústria Familiar na Geração de Emprego e Ocupação

O último Requeijão Filosófico foi realizado com o tema: Agroindústria Familiar na Geração de Emprego e Ocupação, que aconteceu no Colégio Estadual Prof. Carlos Valadares (CEPCV), e teve como articuladores: Maurício M. Pedreira (Médico Veterinário do Serviço de Inspeção do Consórcio Portal do Sertão e Mestre em Defesa Agropecuária), Clauzio Maia (Engenheiro Ambiental e Diretor de Meio Ambiente do Município de Santa Bárbara), Valdete Campos (Professora, Empreendedora) e Jocélio Costa Lima (Produtor Editorial e Empreendedor Social).


Maurício M. Pedreira apresentou para o público, o funcionamento do Consórcio Portal do Sertão e logo em seguida falou da importância da Agroindústria Familiar como ferramenta de desenvolvimento econômico e social, porém chamou a atenção dos alunos sobre a atuação do Serviço de Inspeção Municipal (SIMM).


Mauricio informou também que esta é a fase final do lançamento do Serviço de Inspeção Municipal (SIMM), para os 16 municípios do Consórcio Portal do Sertão. O SIMM Portal do Sertão tem com objetivo oferecer ao consumidor um produto com a qualidade sanitária e nutritiva.


Outro objetivo da instalação do SIMM, é o aumento da presença das agroindústrias familiares nos municípios que compõem o Consórcio Portal do Sertão, e com isso aumenta o número de empregos, de ocupação e geração de renda para os envolvidos nas agroindústrias familiares.


Para Clauzio Maia, falou das exigências legais para o respeito aos aspectos higiênicos, sanitários e tecnológicos para a produção de produtos de origem animal a nível municipal. Deu exemplos de empreendimentos barbarenses, onde alimentos próprios para consumo contendo todas as características de qualidade sanitárias e nutricionais adequadas, são impedidos de comercialização em locais distintos de sua fabricação por não estarem aptos, não pela sua qualidade, mas em função do tipo de fiscalização a que foi submetido na origem. Este argumento é de difícil convencimento para o responsável pelo produto, que tem por obrigação conhecer esta particularidade da lei.


Já a professora Valdete, chamou atenção dos alunos para a importância das falas dos articuladores presente no Requeijão Filosófico e a importância da Agroindústria Familiar no município. As políticas voltadas para o fortalecimento e para a criação de novas unidades familiares no meio rural terão mais sucesso enquanto mais importantes forem as oportunidades de intensificação de suas ligações dinâmicas e diversificadas com as cidades.


Valdete também chamou atenção para a importância das instalações do Colégio e dos Cursos Técnicos presentes na grade do Colégio, que tem como objetivo, o estimulo da aplicação dos princípios do empreendedorismo para o desenvolvimento de uma atividade. A capacidade de articular, ou mesmo colocar em ação uma estratégia já planejada, relaciona-se com o nível de maturidade do empreendedor, sua capacidade de conceber estratégias adequadas e sobretudo ao ciclo de vida do seu empreendimento.


Equipe Requeijão Filosófico

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *