Na última quarta-feira (06/11), aconteceu o Requeijão Filosófico com o seguinte tema: O Mundo através da Geopolítica, o evento aconteceu no Colégio Estadual Prof. Carlos Valadares (CEPCV), que teve como articuladores: Gladys Pantoja (Engenheira Geóloga), Clauzio Maia (Engenheiro Ambiental), Olívia Menezes (Professora), Hugo Damasceno (Professor de História), Yan Allen (Professor de História) e Jocélio Costa Lima (Produtor Editorial, Empreendedor Social).
Na percepção da Gladys Pantoja, a geopolítica na Venezuela esta muito complicada devido ao duelo entre grupos políticos locais, com isso gerando desabastecimento de produtos de alimentação, de higiene, dentre outras necessidades básicas. ”Como resultado final, a própria sociedade venezuelana vem perdendo, mesmo o país sendo grande produtor de petróleo”, declarou a venezuelana.
Clauzio Maia falou sobre a questão da entrega do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA) pelo Brasil para os Estados Unidos, e os erros da politica internacional do governo federal referente a geopolítica.
Para a jovem barbarense Olívia Menezes, a experiência da geopolítica foi bastante prática. “através do intercambio universitário, tive a oportunidade de conhecer aproximadamente 25 países da região da Europa e da África, onde pude perceber a aplicação dos direitos sociais em cada país”, destacou Olívia.
O professor Hugo abordou o momento histórico que o país está passado através da relação do fascismo e o governo de extrema-direita no Brasil atual.
Já o professor Yan Allen, chamou atenção dos alunos para a importância das falas dos articuladores presente no Requeijão Filosófico e a importância da educação como ferramenta de transformação social. Também informou que a realização do Requeijão Filosófico – O Mundo através da Geopolítica foi resultado de diálogo entre ele, Clauzio Maia e o Jocélio Costa Lima, e que o evento que teve como finalidade incentivar os alunos do colégio a compreender os conteúdos da disciplina da sociologia.
Equipe Requeijão Filosófico
