A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, através do Instituto Anísio Teixeira, recebe no IAT, nos dias 17 e 18 de outubro, 60 professoras do STEAM+ para participar do segundo encontro presencial do projeto. Na oportunidade, as educadoras apresentarão seus trabalhos e receberão o Selo Educadora STEAM+.
Voltado para a formação e o engajamento de professoras e alunas em Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática, o projeto visa fomentar a participação de meninas e mulheres nestes campos, utilizando uma metodologia interdisciplinar que tem a função não só de intensificar o aprendizado nestas cinco áreas do conhecimento, como também de interligá-las, com foco na aplicação prática do aprendizado.
“A Bahia vai certificar, com um selo que atesta a qualificação para trabalhar com a abordagem STEAM, 60 professoras que, ao longo dos últimos meses, passaram por um processo formativo extenso e rico voltado para ampliação e qualificação do ensino de ciências, matemática, tecnologia, engenharia e artes em nossa rede. Para nós isso é muito relevante, pois mostra o empenho e o comprometimento da rede em oferecer às educadoras um ambiente de aprendizagem inovador, que promove a colaboração, o desenvolvimento da educação sócio científica e a valorização do exercício da curiosidade intelectual, a promoção da investigação, da reflexão, da análise crítica aliada a imaginação e a criatividade”, contou a diretora de Inovação e Tecnologia do IAT, Carla Aragão.
A professora Charlene de Jesus, do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares, incentiva seus alunos a desempenhar um papel importante na implementação de projetos STEAM CEPCV. Sua contribuição é valiosa para promover o engajamento dos alunos em atividades que envolvam ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática.
O Colégio Estadual Professor Carlos Valadares incentiva e potencializa diversos projetos com temática STEAM CEPCV: Clubes STEAM: Formar grupos de estudo e prática em áreas específicas de tecnologia, como robótica ou programação; Projetos Interdisciplinares: Em parceria com outros professores, poderia liderar a integração de disciplinas em projetos criativos que combinam ciência e arte, por exemplo, incentivando o pensamento crítico e criativo dos alunos e Parcerias Comunitárias: Explorar oportunidades de colaboração com instituições locais para obter recursos e suporte para os projetos STEAM, aproveitando o conhecimento articulações da Diretoria do CEPCV e de outros educadores para estabelecer tais conexões.



